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segunda-feira, 6 de abril de 2015

DCDN conclui operação assistida no Porto Ilha!

A DCDN concluiu neste último dia 01/04/15 trinta (30) dias de Operação Assistida a UTE Porto Ilha a 26kM ao mar próximo de Areia Branca - RN.



Um sucesso a operação assistida da nova UTE Porto Ilha - Codern.

Como parte do contrato de fornecimento de uma nova UTE para a Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte), a DCDN disponibilizou durante o período de trinta (30) dias uma equipe de técnicos especializados para operar e acompanhar o funcionamento dos seis (06) grupos geradores Cummins Power Generation modelo C500 D6-4.

A UTE Porto Ilha tem a capacidade de gerar a potência de 3750kVA/3000kW de energia elétrica em regime StandBy e 3414kVA/2730kW  em regime Prime Power.

Fez parte do fornecimento além dos grupos geradores, todo conjunto de painéis de paralelismo e controle dos grupos geradores e painéis de proteção e distribuição do Porto Ilha. Todo sistema de controle de fornecimento Cummins Power Generation e painéis de distribuição e paralelismo de fornecimento da empresa Volga Engenharia, fabricante de painéis elétricos Schneider.

Instalações mecânicas e elétricas a DCDN contou com a parceria da Genus Engenharia, empresa especializada em instalações de alto padrão industrial.


Nos próximos dias estaremos ministrando o treinamento técnico para equipe da Codern e assim efetuando a entrega oficial da UTE.

Operação diferenciada e complexa, a UTE Porto Ilha alimenta 100% do Terminal Salineiro de Areia Branca, que foi inaugurado em 1974. Construído de aço, em alto mar, com aproximadamente 15 mil metros quadrados, ele passou a ser o  principal ponto de escoamento do sal produzido no Rio Grande do Norte. A primeira operação ocorreu no dia 04 de setembro de 1974.

Na construção desse terminal foram investidos 35 milhões de dólares. O projeto de engenharia da empresa americana Soros Associates Consulting geneers ganhou o reconhecimento internacional pelas entidades de engenharia marítima e foi considerado um dos dez melhores projetos em todos os ramos da engenharia. É uma obra pioneira em toda a América Latina. O Porto Ilha é retangular, mede 92 metros de largura e 166 metros de comprimento. Foi aterrado com material coralíneo tirado da região e coberto com um piso de sal para garantir a pureza do produto armazenado.


Hoje responsável pela administração dos portos de Natal, Maceió e Areia Branca, a  Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN, empresa de economia mista, vinculada ao Ministério dos Transportes, foi criada através do Decreto de nº 66.154, de 03 de fevereiro de 1970, publicado no Diário Oficial da União em 06 de fevereiro do mesmo ano.

Inicialmente ela foi chamada de TERMINAIS SALINEIROS DO RIO GRANDE DO NORTE - TERMISA. No dia 20 de janeiro de 1978 passou a ter uma nova denominação por decisão de uma assembléia geral de acionistas: Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN.
A partir de 1983, seguindo a determinação de uma Assembléia Geral de Acionistas da PORTOBRÁS de 06 de abril de 1981, a administração do Porto de Natal passou a ser uma atribuição da Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN.

Equipe DCDN que fez parte da Operação Assistida da UTE Porto Ilha.

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